quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

REALIDADE PARALELA

REALIDADE PARALELA

Sempre desconfiei que durante nossa existência, nos deparamos com determinados vórtices do destino, que, ao sermos submetidos a eles, nos multiplicaríamos em infinitas possibilidades de nós mesmos desencadeando um berçário de universos.”

LOBÃO in “50 anos a mil.”


Quando saio para fazer a minha caminhada matinal, sinto que estou naquele filme chamado “O Feitiço do Tempo” com o Bill Murray. Nesse filme, ele faz um repórter que é aprisionado em um espaço-tempo, tendo que repetir ad infinitum um mesmo dia com as mesmas ações e acontecimentos desse dia.

Ao sair de casa sempre encontro os mesmos personagens. É como se a manhã tivesse um cenário pré-moldado. Invariavelmente me deparo com as mesmas duas faxineiras que caminham lado a lado, indo para os seus empregos, papeando sobre o dia; sempre passa um Fiesta vermelho com uma placa de VENDE-SE no vidro lateral sendo conduzido pelo seu proprietário; uma senhora negra sentada nos degraus de um restaurante aguarda que alguém abra-lhe as portas para começar os serviços do dia; as meninas do salão de beleza lavam a calçada e as mesmas pessoas aguardam os ônibus matinais nos pontos. Toda manhã vejo os mesmos personagens e os mesmos componentes montando esse cenário.

Há uma teoria na física quântica que diz o universo ser uma enorme equação matemática. Os componentes dessa equação seriam chamados de fractais. Eles são as peças responsáveis pelo equilíbrio do universo. Se um desses fractais saem de seu devido lugar, o universo entra em desequilíbrio, e passa a ser regido pelo caos, onda nada é previsível.

Às vezes, o caos se instala em nossas vidas instalando tragédias em nosso cotidiano. Um acidente de carro, uma morte na família, uma enchente que leva os bens únicos e preciosos etc. Quando isso acontece o ser humano se desespera, pois ele acredita que pode controlar o seu dia a dia, montar um cenário plausível onde tudo parece correr na mais perfeita ordem.

O ser humano tem essa necessidade de controlar sua vida, por isso inventa calendários, horários, faz previsões do tempo, mas nem tudo pode ser controlado. E quando as pessoas percebem que não estão no controle de suas vidas, que há desígnios maiores, que não existe um cenário pré-concebido ou personagens em suas devidas marcações; que tudo de um momento para o outro pode ser destruído, acontece o desespero.

No momento em que o ser humano se dá conta disso, dessa realidade, dessa verdade; ele constrói uma realidade paralela onde ele imagina poder reger o seu destino, ser o herói e protagonista de sua própria história.

E quando a realidade paralela passa a ser a verdadeira realidade? Assim como Dom Quixote que se lançou a matar moinhos pensando que eram dragões, o que seria o melhor a ser feito, viver a realidade como ela se apresenta, ou a realidade paralela que traz mais segurança?

E quem controla realmente a sua vida, você ou a sua imaginação?

Pense nisso.


2 comentários:

  1. De fato; o ser humano procura escapes quando não consegue encarar sua realidade, enfrentar seus demônios...mas até que uma ajudinha é bem vinda, não acha? Um dia ouvi uma frase que dizia: "sem mim nada podereis fazer." Fui investigar e descorbi que essa pessoa tinha uma coleção de outras, tais: "vinde a mim todos os cansandos e oprimidos e eu vos aliviarei, aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para vossas almas." Daí fui pesquisar a Sua vida e pude compreender que Ele era capaz de cumprir o que dizia...algumas pessoas buscam na fé uma forma de se reinventar e recomeçar e muitas delas conseguem sucesso, quando resolvem render-se aos ensinamentos do Mestre por excelência - Jesus Cristo - aliás não título de melhor honra do que por excelência.
    Quanto à imaginação, entende-se que é muito bom que o ser humano a explore e a use como um escapismo a questão é que viver numa ilha de fantasias pode trazer várias consequências para ele próprio, a exemplo do rei do pop (Michael Jackson)...

    Legal essas reflexões. Parabéns professor por esse espaço que ajuda-nos a cada dia nesse processo de eterno devir.

    Também tenho um blog. Algumas reflexões talvez possam lhe interessar.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eh, Alexman, sempre nos pondo a pensar!!! Teacher, que saudade de nossas aulas... grande abraço

    Mister Serafim

    ResponderExcluir