sábado, 15 de janeiro de 2011

NA PONTA DOS PÉS

NA PONTA DOS PÉS

Estávamos os dois a andar por um enorme campo. O cheiro do capim, a brisa suave, o piar de pássaros, o barulho de nossos pés a estalar a relva seca, a silhueta das montanhas e ao chão, corpos ressecados de cigarras que haviam estourado de tanto cantar no verão.

Suas pequenas mãos lisas, o cabelo longo e sedoso ao toque da minha mão. O lóbulo pequeno e delicado de sua orelha esquerda, os dedos com unhas esmaltadas de vermelho sangue. O frio vento a gelar nossos corpos ao cair da tarde e, no meio de tudo isso, seu rosto me aparecia assim, lívido, preciso, naturalmente.

Lembro-me dela sempre de perfil, pois era assim que caminhávamos, lado a lado, e do jeito que ela virava a cabeça pra conversar comigo, encarando-me como quem procura um peixinho dourado num aquário de águas limpas e cristalinas.

De repente ela parou e começou a me contar uma história sobre um poço naquele campo onde passeávamos. Ela não sabia dizer com certeza se ele realmente existiu. Talvez fosse uma lenda, um mito, um caso passado de boca em boca pelos habitantes daquela região. Ou talvez fosse fruto da sua imaginação, que já havia me contado inúmeros outros relatos, criações de sua mente para amenizar aqueles tempos sombrios.

Ela me conta que exatamente na divisa entre o campo e o bosque, havia um poço. A grama cobria o buraco escuro que, de acordo com ela, tinha apenas um metro de diâmetro de abertura. Não havia nada que indicasse a presença do poço; uma placa, uma pedra, uma cerca, um aviso, nada! Era apenas um buraco aberto na terra como uma boca escancarada a engolir os raios de luar nas noites de lua cheia.

Diziam que o poço era muito antigo, habitado por lagartixas, sapos e mandrágoras e que as pedras em seu interior, devido a exposição ao sol, chuva, orvalho; haviam adquirido um coloração esbranquiçada.

Era um poço muito, mas muito fundo! De uma profundidade além de nossa imaginação. Em seu interior a escuridão era tão negra, tão densa que era como se todas as escuridões, da alma e do mundo, houvessem se fundido para formar a escuridão daquele poço.

Assustado com o relato, perguntei-lhe onde se encontrava tal poço, pois era um local perigoso que deveríamos evitar.

Ninguém sabe onde fica”, ela me disse, “e se você cair lá dentro é o fim de tudo. Você desaparece e as buscas geralmente não dão em nada.”

Fiquei preocupado e disse que alguém precisava descobrir aquele poço, e construir uma cerca em volta dele.

Mas ninguém consegue descobrir”, ela me disse.

Vendo minha inquietação, ela se vira, coloca suas pequenas mãos em meus ombros e me encara. Olho aquele líquido negro de seus olhos e vejo um redemoinho a me sugar, a me chamar, a me envolver, a me atrair.

Ela se ergue na ponta de seus pés e encosta seu rosto carinhosamente no meu. Fico tão encantado com essa demonstração de carinho que meu coração para por um instante.

Ela segura forte a minha mão e me diz:

Está tudo bem. Não se preocupe. Você poderia caminhar aqui numa noite escura e não cairia no poço. Basta que você fique grudado em mim, e juntos não iremos cair. É simples, apenas fique comigo para sempre,”

E de mãos dadas continuamos a caminhar pelo campo e adentramos o bosque escurecido pelas árvores, negro como seu olhar.


*Escrito em 03 de junho de 2010. Para N., sempre.


3 comentários:

  1. Delicadas palavras,belas expressões,ascético e perfeito ao mesmo tempo,assim como a imensidão do amor. Adorei a naturalidade das citações; suave e provocante. Gosto disso!
    Interessante suas dedicatórias..."N" , espero que 'ela' seja recíproca com a sua eloquência..."SEMPRE".
    Bom, o que importa é ser feliz. Amor ou Paixão não importa a ordem, cada uma delas têm a sua preciosidade e, todos nós merecemos a imensidão do verdadeiro sentimento.

    Meigo abraço!
    E.R.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a E.R.
    Com todo respeito, essa 'N' deve ser uma mulher e tanto!
    Lindo texto, amigo, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. O que dizer de algo como:
    "(..)o jeito que ela virava a cabeça pra conversar comigo, encarando-me como quem procura um peixinho dourado num aquário de águas limpas e cristalinas."?
    Isso é LINDO!!!!
    BJOS e obrigada por um texto tão doce como esse.
    Acima de tudo, obrigada por vc existir.
    N.

    ResponderExcluir