segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O SILÊNCIO

O SILÊNCIO

The silence depressed me. It
wasn´t the silence of silence
It was my own silence*
SYLVIA PLATH in `The Bell Jar.´

Vem, meu menino,
encoste a sua cabeça
no meu peito
e deixe-me te abraçar
e embalar a sua trsiteza.

Eu sei meu menino,
que você ficou triste
que você tem estado triste.
e que a vida não é bem
o que lhe contaram
Mas agora deixe as lágrimas rolarem
rolarem
rolarem...

Agora, meu menino
a noite é jornada escura.
É um silêncio sem ecos,
sem abraços, sem uma nota musical.
Agora a noite é surda e brutal!
Uma imensa noite de silêncio total.
E esse silêncio mora dentro de você, meu menino.

Vem meu menino,
agora você já chorou suas trsitezas e mágoas.
A jornada continua - ela tem que continuar!

Negra é a noite
que diante de seus olhos se exibe.
Uma trilha que não leva nada a lugar nenhum.
Nada nunca leva a nada.

Vem meu menino,
amanhã isso tudo também pode passar.

*Com carinho para N.

___________
* O silêncio me deprimia. Não era o silêncio do silêncio. Era o meu próprio silêncio; tradução livre.

2 comentários:

  1. Olá,
    suas reflexões sempre são convidativas para um pensamento que nos levam,que me leva a sensações tão reais. É como se eu reprisasse algo tão distante e inerente ao mesmo tempo.
    Quando a gente é criança o colo e ombro são fartos, assim como uma doce e ingênua fantasia infantil. Parece ser tudo perfeito, e quando o pranto cai, os fartos acalentos vem adocicar para você continuar sonhando. Eu ainda continuo no meu mundo de fantasias,claro que nada infantil, mas o que eu sinto mais falta; é justamente daqueles fartos acalentos.E quando a escuridão vem,dia ou noite, é frio e solitário.
    Então, você se transforma é um botão de rosa, fechando todas as petálas para não sentir a sensação que o momento te retrai. Seria muito bom ter por herança um abraço que dissolvesse todas as más sensações que um coração pode sentir. Mas a capacidade da cicatrização é tão
    futura e próspera, que o abraço é quase imperceptível, porém, tão rico e necessário.
    Desculpa, não era pra dizer tudo isso, mas o seu texto me reprisou o afago de meus pais.


    Delicioso e demorado abraço!!!!

    E.R.

    ResponderExcluir
  2. O carinho, o afago , o acalanto, o ninar que todos queremos ter quando estamos tristes. O poema faz nos sentir seguro, fortes, protegidos.
    Amanhã com certeza tudo isso passará. Sempre passa.

    ResponderExcluir