sábado, 10 de julho de 2010

E SE EU MORRER?

E SE EU MORRER?

E se eu morrer?
E se eu anoitecer e não amanhecer?
Quem por mim vai sofrer?

Quem louca em prantos
vai se jogar sobre o meu túmulo e dizer:
“Eu te queria tanto!”

Quem dentre minhas amigas
chegará mal amada e desiludida da vida
e dirá que comigo foi sua alegria?

Quem? Quem, meu Deus, quem?
Quem dos meus companheiros
chegará bêbado e desatinado
e discursará em altos brados?
Qual dos meus parentes estará ausente?

Meu Deus, e se eu morrer manhã?
Quem colocará em meu túmulo
uma rosa cor de maçã?
Quem esquecido, tristonho e afobado
chegará atrasado?
Quem durante o cortejo final dirá:
“Era um bom sujeito, nunca fez o mal?”
Qual criança chorará pra ir embora?
Quem cometerá um fora?
Quem ficará na fossa?

Qual das minhas namoradas
entrará enlutada
e chorará calada?
Quem dentre minhas amadas
abraçará minha mãe e dirá:
“Como eu o amava!”

Quem dentre os meus amigos mais íntimos
quererá estar comigo no caixão?
Quem vai pagar o meu enterro?
Quem vai rasgar suas roupas no meu funeral?
Quem enviará uma coroa de flores?
Quais de meus amigos fará questão
de segurar à alça do meu caixão
nessa minha última caminhada por esse mundo cão?

Quem ficará afastada, quieta
chorando calada
Segurando em suas mãos uma rosa desfigurada?

Quem dentre tantos
diria sem abalo:
“Já foi tarde!”
Quem chegaria depois de tudo ter acabado
e se despediria sem ser atrapalhado?

Quem diria uma última prece?
Quem se despediria em forma de poesia?
Quem se mataria em meio a soluços?
Ah! Meu Deus!
E se eu morrer sem fazer minha última poesia?
E se eu me for sem um beijo roubado?
E se eu partir sem deixar alegrias?
E se eu ficar em coma e vegetar até o fim de meus dias?
E se eu partir sem uma amada?
Meu Deus!
E se eu morrer agora?
OUTUBRO, 1985.

2 comentários:

  1. Maravilhoso! reflexivo... nos faz pensar! É mesmo!... como será o dia de nossa despedida deste mundo e das pessoas com as quais criamos algum vínculo neste mundo ?

    ResponderExcluir
  2. Ô meu Querido!
    Você é incrível mesmo, né? Como consegue expressar os mais íntimos anseios humanos? E essa dúvidas não são só suas!
    Pode ter certeza que eu gostaria de estar lá! Mas que demore muuuuuuiiiiitooooo!
    Grande Beijo!

    ResponderExcluir